Cianobactérias
Cianobactérias, também conhecida como “algas vermelhas” ou “Cyano”, é um organismo fotossintético comum em aquários de recife. Embora seja geralmente vista como uma alga, este pequeno organismo invasivo tem propriedades quer de algas, quer de bactérias. Cianobactéria é um dos organismos fotossintéticos mais antigos e pode produzir uma variedade de cores, como preto, verde e roxo.
O que potencia o surgimento de cianos?
O crescimento de cianobactérias em aquário marinho pode ser causado por vários fatores,como excesso de alimentação, não fazer as trocas de água regulares, água estagnada devido a falta de circulação de água e consquentemente baixos níveis de oxigenação, rocha viva imatura, pH baixo e sal de baixa qualidade, para além de fotoperíodos longos.
Dicas e soluções
Elimine fontes de nitratos
As cianobactérias crescem em resposta a altos níveis de nutrientes, como fosfato e nitrato. Algumas fontes comuns é comida congelada ou granulada.
Água RO/DI
Existem várias maneiras de se livrar de cianobactérias num aquário de recife e é importante intificar a causa que terá levado à proliferação. Algumas maneiras eficazes incluem o uso de água RO/DI para as trocas de água, manter o nível de nitratos e fosfatos sob controlo e limpar o resíduo de cianos.
Escumador
Para aquários de água salgada, é recomendável instalar um escumador. Os escumadores removem compostos orgânicos da água antes que possam se decompor em nitrato e melhoram a oxigenação. O nitrato alimenta as cianobactérias e outras formas de algas incómodas.
Circulação da água
Aumentar a circulação de água no aquário pode ajudar a reduzir as cianobactérias ao evitar a acumulação de sujidade na areia e nas rochas, o que pode ser um ponto de partida para a proliferação de cianobactérias. A movimentação da água ajuda a transportar os detritos para a filtragem.
Reduza iluminação
A iluminação inadequada é uma causa comum do surgimento de cianobactérias. As cianobactérias são organismos fotossintéticos, o que significa que utilizam a luz como fonte de energia para realizar a fotossíntese. Iluminação muito intensa ou prolongada pode favorecer o crescimento excessivo de cianobactérias.
Certifique-se de que a iluminação do seu aquário é adequada para as espécies de corais que você tem. Controle o período de iluminação: Utilize um temporizador para controlar o período de iluminação.